sexta-feira, 28 de maio de 2010
Como seleccionar os minerais
Numa mina, gruta ou pedreira, os minerais disponíveis para trazer são por vezes muitos, pode-se hesitar entre trazer ou não determinada peça. Na dúvida, apanhe a peça. Em casa, os minerais parecem mais bonitos que no local onde ocorrem, principalmente depois de lavados. Além disso, é muito mais fácil deitar fora uma peça menos importante, do que voltar ao local para tentar encontrar uma peça bonita que não se trouxe.
Um mineral pequeno ou de pouca beleza é melhor do que nada quando não se tem nenhum daquela espécie. Guarde-o até conseguir uma amostra melhor.
Os cristais podem valer mais pela beleza e perfeição do que pelo tamanho e sempre valem mais quando estão na matriz, isso é, engastados na rocha em que se formaram.
Bom, bom é coleccionar só pedras brutas, mas não menospreze as lapidadas. Um mineral lapidado e um no estado bruto da mesma espécie formam um conjunto que se destaca pelo contraste e pelo valor didáctico. Ex: Diamantes, Rubis, etc. etc.
O se pode dizer das ágatas tingidas. A maioria das ágatas industrializadas em todo o mundo são tingidas e, além de isso não ser uma fraude, é preciso reconhecer que o resultado pode ter grande valor estético.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário