terça-feira, 20 de abril de 2010

Como guardar e expor os minerais





Exponha sua colecção da maneira que achar melhor. Deixe para baixo e para trás as faces menos bonitas da peça e aquela que contiver a etiqueta de registo. Pegue nos minerais com cuidado, não permita que as peças fiquem encostadas umas as outras, principalmente se têm durezas muito diferentes. No transporte, enrole cada peça em bastante papel de pão, papel higiénico ou jornal.
Cuidado também para não arrastar os minerais. Isso pode danificar as prateleiras, pois muitos deles, principalmente as pedras preciosas, riscam facilmente vidro e madeira.

O registo das peças
Registe todas as peças da colecção. Cole na face menos importante um número ou outro código de identificação. Num caderno ou arquivo de computador, escreva este número e, após ele, o nome do mineral com as principais características que identificam aquela peça Ex: geodo de ametista com calcita, pirite em xisto, Vanadinite em barite. Anote sempre a origem do mineral. O problema é que, as lojas nem sempre sabem informar isso, mas não deixe de perguntar.
Escreva também as dimensões (largura, comprimento e altura), pondo a altura sempre em último lugar. Registe a forma de aquisição (colecta própria, compra, troca) e o nome de quem doou ou vendeu. Se comprada, anote o preço. A data em que a peça foi adquirida também é interessante anotar.
Se a colecção for grande, pode ser necessário um código de localização, que mostre onde o mineral se encontra no móvel ou sala onde está exposto.
Faça esses registos sempre, mesmo que sua colecção seja pequena. Fazer isso depois que ela for grande será muito mais difícil e trabalhoso.